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Modelo de Maturidade das Competências Digitais (DCMM™)
É membro de que organização?
-- Seleccione --
Albanian Institute of Authorized Chartered Auditors - IEKA
Austrian Chamber of Tax Advisors and Public Accountants – KSW
Association of Chartered Certified Accountants - ACCA
Association of Professional Financial Managers of Azerbaijan – APFM
Camera Auditorilor Financiari din România - CAFR
Chamber of Accountant Services (GZS - Zbornica racunovodskih servisov)
Chamber of Auditors of Azerbaijan Republic - CAAR
Consejo General de Economistas - CGE
Deutscher Steuerberaterverband e.V. - DStV
Institute for Tax Advisors and Accountants - ITAA
Nederlandse Beroepsorganisatie van Accountants – NBA
Ordem dos Contabilistas Certificados - OCC
Society of Certified Accountants and Auditors of Kosovo - SCAAK
South African Institute of Professional Accountants - SAIPA
The Institute of Certified Public Accountants in Ireland - CPA Ireland
Wirtschaftsprüferkammer KöR - WPK
The Institute of Chartered Accountants of Bangladesh
The Institute of Cost and Management Accountants of Bangladesh
The Institute of Chartered Accountants of India
The Institute of Cost Accountants of India
The Institute of Chartered Accountants of Nepal
Institute of Chartered Accountants of Pakistan
The Institute of Cost and Management Accountants of Pakistan
The Institute of Chartered Accountants of Sri Lanka
The Institute of Certified Management Accountants of Sri Lanka
The Certified Professional Accountants of Afghanistan
Outro
Qual :
Em que país está sediado o seu negócio?
-- Seleccione --
Afeganistão
África do Sul
Albânia
Alemanha
Algéria
Andorra
Angola
Antígua e Barbuda
Arábia Saudita
Argentina
Arménia
Austrália
Áustria
Azerbaijão
Bahamas
Bahrein
Bangladeche
Barbados
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Belize
Benim
Bielorrússia
Bolívia
Bósnia e Herzegovina
Botsuana
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Burkina Faso
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Burundi
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Camarões
Camboja
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Cazaquistão
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China
Chipre
Colômbia
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Coréia do Norte
Coréia do Sul
Costa do Marfim
Costa Rica
Croácia
Cuba
Dinamarca
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Domínica
Egito
El Salvador
Emirados Arábes Unidos
Equador
Eritreia
Eslováquia
Eslovénia
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Estados Unidos
Estónia
Etiópia
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Finlândia
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Gâmbia
Gana
Geórgia
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Guiné Equatorial
Guiné-Bissau
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Libéria
Líbia
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Macedónia
Madagascar
Malásia
Malawi
Maldivas
Mali
Malta
Marrocos
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Mauritius
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Micronesia
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República Centro-Africana
República Democrática do Congo
República Dominicana
República Tcheca
Roménia
Ruanda
Rússia
Samoa
Santa Lúcia
São Cristóvão e Neves
São Marino
São Tomé e Principe
São Vicente e Granadinas
Seicheles
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Serra Leoa
Sérvia
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Síria
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Sri Lanka
Suazilândia
Sudão
Sudão do Sul
Suécia
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Tailândia
Tajaquistão
Tanzânia
Timor Leste
Togo
Tonga
Trinidad e Tobago
Tunísia
Turcomenistão
Turquia
Tuvalu
Ucrânia
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Uruguai
Uzbequistão
Vanuatu
Venezuela
Vietname
Zâmbia
Zimbabwe
Qual a dimensão seu negócio?
-- Seleccione --
Em nome individual
2-5 (sócios + pessoal)
6-10 (sócios + pessoal)
11-20 (sócios + pessoal)
21 ou mais (sócios + pessoal)
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Nível de Maturidade em Competências Digitais
Comece aqui
Resposta exigida
Sou um Contabilista
Sou um Auditor
Sou E.N.I.
Secção A
Secção B
Secção C1
Secção C2
Classificação das competências digitais
O nível de automação dos processos internos da empresa
1.1
1.1 Gestão da Identidade digital
A empresa
Resposta exigida
Não
0
Sim
1
i. Registou o nome do domínio
Não
Sim
ii. Usa domínio próprio para e-mails
Não
Sim
iii. Tem página oficial em redes sociais
Não
Sim
1.2
1.2 Processo Operacional de Automação
A empresa automatizou
Resposta exigida
Não
0
Sim
1
i. Sistema de controlo de presenças / de tempos de trabalho
Não
Sim
ii. Sistema de gestão de faltas / férias
Não
Sim
iii. Gestão/localização de dispositivos móveis (smartphones, Tablets, etc.)
Não
Sim
iv. Comunicações internas - chats/sistemas de mensagens instantâneas
Não
Sim
v. Sistema de arquivo central de dados/servidor/Nuvem (Dropbox, Google Drive, etc.)
Não
Sim
vi. O fluxo de trabalho interno e a documentação são geridos através de um sistema de gestão de fluxo de trabalho digital (procedimentos internos, por exemplo, obrigações para evitar o branqueamento de capitais)
Não
Sim
vii. Base de dados digital pertencente ao cliente e serviços prestados mantidos e actualizados (por exemplço: CRM, facturação, ferramentas digitais de gestão dos trabalhos, acompanhamento digital de tarefas, concretização de objectivos, etc.)
Não
Sim
viii. Uso de um arquivo digital de documentos (isto é, sistema de gestão de documentos que substitui o armazenamento em papel)
Não
Sim
1.3
1.3 Alta disponibilidade / disponibilidade de salvaguarda e recuperação de dados
Resposta exigida
Não
0
Sim
1
A salvaguarda (backup) de dados é um processo automatizado na nuvem / off-line num local diferente; e é testado periodicamente
Não
Sim
1.4
1.4 Segurança de Dados em Dispositivos Móveis
Dispositivos móveis e computadores portáteis:
Resposta exigida
Não
0
Sim
1
i. São protegidos por criptografia no disco
Não
Sim
ii. Têm segurança na utilização implantada - soluções anti-malware
Não
Sim
iii. Podem ter os dados salvaguardados remotamente / o conteúdo apagado em caso de perda do dispositivo (ou seja, gestão do dispositivo móvel)
Não
Sim
1.5
1.5 Segurança de Dados
Resposta exigida
Não
0
Sim
1
i. As comunicações relevantes são protegidas digitalmente (através de assinaturas digitais ou senhas / outro mecanismo)
Não
Sim
ii. O acesso à Internet é restringido atendendo apenas às necessidades e o uso de cartões de dados também é encaminhado através de firewalls da empresa/organização
Não
Sim
iii. A empresa incluiu a segurança de utilização em todos os computadores (desktops) (incluindo o controlo de acesso)
Não
Sim
1.6
1.6 Pagamentos Electrónicos
Resposta exigida
Não
0
Sim
1
As transacções financeiras da empresa que estejam além de um determinado limite são feitas por meios electrónicos usando a autenticação de múltipla camada e apenas a partir de aparelhos designados
Não
Sim
1.7
1.7 Direitos de Autor e Licenças
Resposta exigida
Não
0
Sim
1
O software instalado possui as licenças devidas e o inventário de licenças é mantido
Não
Sim
1.8
1.8 Meios Digitais para Comunicação
Resposta exigida
Não
0
Sim
1
i. O portal interno dos funcionários (ou seja, a intranet) é mantido com conteúdo actualizado relacionado com os programas de trabalho da empresa, listas de verificação, exemplos de cartas de representação, etc.
Não
Sim
ii. A newsletter da empresa é disponibilizada aos funcionários e as actualizações de conhecimento estão disponíveis no portal
Não
Sim
iii. Comentários dos funcionários e sua avaliação são feitos on-line através de um portal
Não
Sim
iv. O servidor de e-mail é gerido internamente / ou por terceiros, com opções de agendamento de backup / segurança preparadas para reter e-mails por um determinado período de tempo
Não
Sim
v. Existe uma plataforma de colaboração (interna ou externa)
Não
Sim
1.9
1.9 Protecção de Dados Pessoais e Privacidade
Resposta exigida
Não
0
Sim
1
i. Informações pessoais relacionadas com o pessoal / dados de RH em formato electrónico são protegidas contra acesso não autorizado
Não
Sim
ii. Os funcionários são sensibilizados sobre os cuidados a serem tomados em relação à partilha de informações específicas do cliente
Não
Sim
iii. A empresa está em conformidade com o RGPD
Não
Sim
1.10
1.10 Verificações on-line de conteúdo sobre a empresa
Resposta exigida
Não
0
Sim
1
i. A empresa conduz, seja por meio de um terceiro ou por conta própria, uma procura de conteúdo on-line (nas redes sociais, meios de comunicação em geral, etc.) para seguir qualquer notícia sobre a empresa e o seu pessoal?
Não
Sim
1.11
1.11 Validação / Certificação Externa
Resposta exigida
Não
0
Sim
1
A empresa está sujeita a validação / certificação externa, por exemplo, face à norma ISO 27001 etc.
Não
Sim
Resposta exigida
Classificação das competências digitais
Disponibilidade no quadro de recursos qualificados e desenvolvimento de talentos relacionados a competências digitais
2.1
2.1 Recursos Qualificados para Gerir a Infraestrutura Interna de TI
A empresa tem, devidamente treinados / qualificados
Resposta exigida
Não
0
Sim
1
i. Administradores de sistema ou, no caso de implantação em nuvem, administradores de nuvem
Não
Sim
ii. (Acordo com) prestadores de serviços para apoio técnico ao utilizador, manutenção de hardware / sistemas avançados de controlo de gestão
Não
Sim
2.2
2.2 Formação / Competências do Pessoal relacionadas à automatização do escritório
Que proporção do pessoal da empresa tem formação formal / qualificações em
Resposta exigida
0 a 30% do pessoal
0
30% a 60% do pessoal
1
Acima de 60% do pessoal
2
i. Software de processamento de texto
ii. Software de folha de cálculo
iii. Bases de Dados / análise de dados
iv. Software de apresentações
v. E-mail e internet
vi. Uso de sistemas automatizados de fluxos de trabalho
Nota: Cada funcionário será contado apenas uma vez - ou seja, a mesma que possui 2 habilidades não pode ser contada duas vezes.
0 a 30% do pessoal
30% a 60% do pessoal
Acima de 60% do pessoal
2.3
2.3 Competências relacionadas com auditoria em ambiente informatizado / auditoria de sistemas de informação
Resposta exigida
Não
0
Sim
2
Algum membro da equipa possui uma ou mais qualificações digitais relevantes (por exemplo, Auditor Certificado de Sistemas de Informação (CISA), Certificado em Risco e Controle de Sistemas de Informação (CRISC), Examinador Certificado de Fraude (CFE), Coordenador da implementação da ISO 27001)
Não
Sim
2.4
2.4 Etiqueta Digital
Resposta exigida
Não
0
Sim
1
A empresa oferece formação à sua equipa em relação à elaboração de respostas por e-mail / qualquer outra forma de comunicação digital (e / ou social) que considere a diversidade cultural e de género do cliente / destinatário (ou seja, como comunicar, endereçar mensagens etc.)?
Não
Sim
2.5
2.5 Proteção contra ameaças digitais
A empresa sensibiliza seus funcionários em questões como:
Resposta exigida
Não
0
Sim
1
i. Intimidação cibernética (cyber bullying)
ii. Ataques de recolha fraudulenta de dados (phishing) / ataques de phishing com remetente mascarado (spear phishing) destinados a funcionários-chave
iii. Indicadores de ameaça de malware
Não
Sim
2.6
2.6 Disponibilidade de Conteúdos Através de Plataformas Digitais
Resposta exigida
Não
0
Sim
1
i. A empresa possui um portal dedicado a formação on-line / a pedido, que a equipa pode aceder remotamente?
Não
Sim
ii. Pelo menos 50% do total da Formação Profissional Contínua (CPD) / sessões de formação é em média frequentada por meio de webinars / podcasts
Não
Sim
iii. A empresa subscreveu alguma plataforma digital de formação para o desenvolvimento de competências do seu pessoal?
Não
Sim
2.7
2.7 Acesso à Base de Conhecimento, Pesquisa On-line de Conteúdos e Avaliação prévia de Conteúdos para Uso
Resposta exigida
Não
0
Sim
1
i. Acesso à base de dados de conhecimento do negócio, motores de mercado e tecnologia relevante para o sector no qual os clientes operam
Não
Sim
ii. A equipa recebe formação dedicada à realização de pesquisas de conteúdo relacionadas com trabalho e a como identificar a autenticidade das fontes (por exemplo, em processos legais, ouso de listas de verificação de auditoria, etc.)
Não
Sim
iii. A equipa recebe formação sobre qual conteúdo on-line pode ser legalmente reutilizado sem infracções à propriedade intelectual?
Não
Sim
2.8
2.8 Uso Criativo de Tecnologias Digitais
Resposta exigida
Não
0
Sim
1
Os funcionários são encorajados a dar uso criativo às TI disponíveis (por exemplo, criar uma aplicação para alertas de datas de vencimento e alertas de actualizações profissionais ou para automatizar uma função de rotina)
Não
Sim
Resposta exigida
Classificação das competências digitais
Nível de automatização relacionado com processos de auditoria e a natureza dos serviços de auditoria prestados
3.1
3.1 Uso de Software de Auditoria Automatizada
A empresa utiliza algum software / ferramenta informática para
Resposta exigida
Não
0
Sim
1
i. Planeamento de auditoria, incluindo agendamento, presença de recursos, acompanhamento do tempo real gasto versus tempo orçamentado, etc.
Não
Sim
ii. Documentação de Auditoria
Não
Sim
iii. Relatório de auditoria
Não
Sim
iv. Extração de dados, amostragem (por exemplo, lei de Benford, fator de tamanho relativo (RSF), etc.), análise etc. (por exemplo, ACL, IDEA etc.)
Não
Sim
v. O software / ferramentas são usados com base na nuvem com acesso seguro fornecido aos membros da equipa e funcionalidade colaborativa com capacidade de fecho de sessão, etc.
Não
Sim
3.2
3.2 Uso de Ferramentas externas de Auditoria Automatizada para Extracção de Dados, Amostragem, Analítica, etc.
Resposta exigida
Não
0
Sim
1
i. A equipa de auditoria está adequadamente formada no uso das ferramentas e na interpretação dos resultados?
Não
Sim
ii. O pessoal de auditoria tem formação para identificar, obter e analisar e reter evidências digitais relevantes relativas ao seu trabalho de auditoria?
Não
Sim
iii. Existem situações em que os processos principais do cliente são totalmente automatizados, mas a empresa continua a usar técnicas manuais de auditoria, em vez de usar as avaliações conduzidas pelo sistema?
Não
Sim
3.3
3.3 Uso de ferramentas / recursos de auditoria incorporados nas aplicações do cliente
como os ERPs
Resposta exigida
Não
0
Sim
1
A empresa utilizou recursos de auditoria incorporados em aplicações dos clientes (por exemplo, o módulo de gestão de auditoria no SAP, o Oracle Financials, recursos de auditoria no Tally, etc.)
Não
Sim
3.4
3.4 Desenho dos Níveis de Controlo da Aplicação
Resposta exigida
Não
0
Sim
1
A empresa participou na fase de desenho da aplicação para qualquer cliente a fim de sugerir que controlos internos devem ser incorporados ao software que eles se propõem desenvolver / usar (por exemplo, controles de verificação de fabricante, segregação de funções, registos de auditoria etc. em software financeiro como de contabilidade, de salários, gestão de inventários, etc.)
Não
Sim
3.5
3.5 Realização de avaliação de risco para efeitos de planeamento de auditoria
Resposta exigida
Não
0
Sim
1
A empresa tem um processo de revisão dos controlos de TI e do risco da falha desses em relação ao impacto na planificação da auditoria, incluindo, mas não limitado a, selecção do tamanho da amostra de auditoria, áreas de foco a auditar, etc.
Não
Sim
3.6
3.6 Auditorias / Revisões Relacionadas ao Sistema de Informação
A empresa realizou auditorias relacionadas com:
Resposta exigida
Não
0
Sim
1
i. Segurança de TI / Revisões ao Controlo Geral
Não
Sim
ii. Investigação de fraude financeira envolvendo análises forenses digitais
Não
Sim
iii. Auditorias à Segurança das Aplicações
Não
Sim
iv. Revisões técnicas (por exemplo, avaliações de vulnerabilidade, testes à segurança em aplicações na Web, etc.)
Não
Sim
v. A revisão da ISO 27001:2013
Não
Sim
Resposta exigida
Classificação das competências digitais
Nível de automatização relacionado aos processos contabilísticos e à natureza dos serviços de contabilidade prestados
4.1
4.1 Uso de Software Automatizado de Planeamento de Trabalho
Resposta exigida
Não
0
Sim
1
i. A empresa usa algum software / ferramenta informática para planeamento de trabalho, incluindo agendamento, presença de recursos, acompanhamento do tempo real gasto versus tempo orçamentado, etc.
Não
Sim
ii. O software / ferramentas que são usadas na nuvem, têm acesso seguro aos membros da equipa, com funcionalidades colaborativas e função de fecho de sessão, etc.
Não
Sim
4.2
4.2 Serviços de Contabilidade nos Clientes (incluindo Escrituração Contabilística):
Resposta exigida
Não
0
Sim
1
i. A empresa possui um software de contabilidade na nuvem?
Não
Sim
ii. As transacções financeiras são importadas a partir de arquivos e / ou de links directos das instituições financeiras?
Não
Sim
iii. As facturas de compra e / ou facturas de vendas são processadas digitalmente (por exemplo, digitalização, OCR, etc.)?
Não
Sim
iv. Existe algum processo de importação / exportação de dados através do Ficheiro de Auditoria Padrão para Fins Fiscais (SAFT) para preparação e apresentação de demonstrações financeiras e para preenchimento e entrega das declarações fiscais relacionadas?
Não
Sim
4.3
4.3 Uso de Aplicações dos Clientes (tais como ERP) com capacidades
ferramentas integradas de validação da lógica dos dados
Resposta exigida
Não
0
Sim
1
A empresa utilizou nos cliente aplicações com capacidades / ferramentas integradas de validação da lógica dos dados?
Não
Sim
4.4
4.4 Desenho dos Níveis de Controlo da Aplicação
Resposta exigida
Não
0
Sim
1
A empresa participou na fase de desenho da aplicação para qualquer cliente a fim de sugerir políticas contabilísticas, procedimentos e registos para serem incorporados ao software que eles se propõem desenvolver / usar (por exemplo, software financeiro como de contabilidade, de salários, gestão de inventários, etc.)
Não
Sim
4.5
4.5 Trabalhos de Registo / Classificação
Resposta exigida
Não
0
Sim
1
i. Os documentos de trabalho (ou seja, fichas de lançamento, listas de verificação, etc.) são totalmente mantidos em suporte digital?
Não
Sim
ii. As demonstrações financeiras e as declarações fiscais são preparadas através de software especializado
Não
Sim
4.6
4.6 Verificações / Revisões Relacionadas ao Sistema de Informação
A empresa realizou verificações e realtórios relacionados com:
Resposta exigida
Não
0
Sim
1
i. Segurança de TI / Revisões ao Controlo Geral
Não
Sim
ii. Investigação de fraude financeira envolvendo análises forenses digitais
Não
Sim
iii. Auditorias à Segurança das Aplicações
Não
Sim
iv. Revisões técnicas (por exemplo, avaliações de vulnerabilidade, testes à segurança em aplicações na Web, etc.)
Não
Sim
v. A revisão da ISO 27001:2013
Não
Sim
Resposta exigida
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Eu aprovo o uso dos meus dados de resposta para fins de avaliação comparativa. A EFAA garante o anonimato da sua resposta.
Resposta exigida